“Acordei com saudade de neve e de outras coisas que eu não conheço direito. Da Islândia, de animais marinhos e da nadadeira de uma baleia azul. Dos bancos de madeira de uma igreja da Alemanha central, do inverno no círculo polar ártico, e acordei com saudade da temperatura do seu corpo ter sido tão quente naqueles dias em que me faltava o sangue e a calefação.” – Mariana Carpanezzi, “manual de mergulho”
Manual de Mergulho é um conto sobre o ato de recordar. Acabando de acordar, uma mulher é visitada por imagens de neve, igrejas e baleias. No espaço liminal onde sonho e realidade se misturam com um certo erotismo, o leitor vai entrando na memória da personagem, marcada por perdas e separações.
A história foi publicada em Novena para pecar em paz (Penalux, Rio de Janeiro, 2017), uma coletânea de contos inéditos de autoras contemporâneas de Brasília. Novena foi organizado por Cínthia Kriemler, também autora de uma das histórias, e traz contos que retratam o universo feminino escritos por Beatriz Leal Craveiro, Lisa Alves, Lívia Milanez, Maria Amélia Elói, Patrícia Colmenero, Paulliny Gualberto Tort e Rosângela Vieira da Rocha.
“Os corpos que essas mulheres habitam têm um papel central no desenrolar de suas histórias, pois é a completude e a complexidade do ser feminino que dá o tom. Ser como verbo e não como substantivo, ser em ação” – Natália Borges Polesso
REPERCUSSÃO
Correio Brasiliense * Revista literária Pravda * Julho Nacional * Entrevista com Cínthia Kriemler
COMO COMPRAR
Você encontra o livro no site da editora Penalux